UNIFAL-MG vai participar de programa para arborizar e reflorestar Alfenas, lançado pela Secretaria Municipal do Clima

Os portais “O Alfenense” e “Alfenas Hoje” divulgaram nos dias 12 e 22/10,  o lançamento do movimento “Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local”, coordenado pela Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas. A iniciativa visa arborizar e reflorestar Alfenas e foi lançada, oficialmente, no dia 05/10.

De acordo com as informações do secretário do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social de Alfenas, Fabrício Casarejos, haverá um acordo de cooperação com Universidades, no qual a UNIFAL-MG será integrante. “Estamos prestes a consolidar um acordo de cooperação oficial entre Prefeitura de Alfenas (representada e operacionalizada pela Secretaria do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Com isso teremos um feito histórico de integração efetiva entre a cidade e a universidade”, comentou o secretário.

Por fim, Fabrício explica que entre os principais objetivos desta cooperação, está […] “a implementação de ações em sustentabilidade no município de Alfenas à luz dos referenciais e melhores práticas nacionais e internacionais com o foco na resiliência urbana, equidade e bem-estar social; o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas entre os servidores e estudantes da UNIFAL-MG e o corpo de servidores da Prefeitura; a criação de programas de reflorestamento urbano com a implementação de sistemas regenerativos urbanos (áreas verdes para relacionamento criativo, artístico, social e cultural) a luz da ciência do urbanismo, permacultura, sistemas agroflorestais e sustentabilidade; a criação de conhecimentos e tecnologias climáticas locais; a cooperação entre técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas; o desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e extensão”.

Confira as matérias completas em:

O Alfenense: Secretaria do Clima lança movimento Reflorestar Alfenas: pensar global, agir local

Alfenas Hoje: Programa lançado pela Secretaria do Clima visa arborizar e reflorestar Alfenas