Docente da UNIFAL-MG é citado em matéria da Agência Sertão; jornal abrange o estado da Bahia

A pesquisa desenvolvida pelo mestrando Danilo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do docente Mateus Freire Leite, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, ganhou destaque no jornal Agência Sertão, no dia 7/11. Com a descoberta da propriedade de proteção contra os raios solares na folha do maracujá do mato – a Passiflora cincinnata, espécie vegetal comum no semiárido baiano – os pesquisadores desenvolveram um protetor solar, obtendo mais uma patente de invenção para a universidade.

De acordo com o professor Mateus Freire, o estudo foi desenvolvido quando ele ainda atuava como docente no Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS/UFBA) e o objetivo do trabalho era investigar a biodiversidade local, analisar 13 espécies de vegetais e suas características medicinais. Conforme avaliou o docente, a descoberta poderá contribuir no desenvolvimento econômico da região: “É um insumo que está disponível na região e pode ser utilizado em produto comercial, que também pode ser facilmente cultivado por pequenos agricultores e cooperativas para movimentar a economia local”, comentou.

A matéria completa está disponível no link: https://agenciasertao.com/2021/11/07/protetor-solar-a-base-de-folha-de-maracuja-do-mato-vitoria-da-conquista/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG