“Ensinar Geografia: As potencialidades em tempos de pandemia – experiências na região sudeste” – Sandra de Azevedo et al.

O livro “Ensinar Geografia: As potencialidades em tempos de pandemia – experiências na região sudeste”, lançado pela editora Consequência, conta com a elaboração da professora Sandra de Azevedo, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, e aborda o ensino remoto do componente curricular Geografia em período de pandemia da covid-19 e suas consequências para a educação. A leitura é destinada a professores da educação básica, pesquisadores da área de ensino de Geografia e Educação e pode ampliar as discussões a respeito do ensino remoto e fomentar a perspectiva sobre um futuro próximo, pós-pandemia.

A obra foi lançada no XIV Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia e teve participação de duas alunas do mestrado da PPGeo-UNIFAL-MG, Franciny Oliveira de Deus e Renata Vieira de Melo e dois egressos da graduação em Geografia Licenciatura da UNIFAL-MG Sérgio Henrique de Campos Esporte e João Vinicius Carvalho Guimarães.

Em 284 páginas, o leitor poderá percorrer 10 capítulos pautados na análise de diferentes legislações e, principalmente, na experiência docente. A leitura da obra permite uma reflexão sobre as normas e orientações aprovadas pelo governo federal para o setor educacional enfrentar a pandemia. A suspensão das aulas presenciais, a reorganização do calendário escolar, a manutenção da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a política educacional elaborada sem participação popular estão presentes na publicação.

Por ter sido produzida durante a pandemia da covid-19 e tratar do tema, a obra foi escrita com a necessidade de registrar esse momento para tornar acessível ao público o que os professores de geografia superaram nesse processo. A fim de aprofundar a análise, o livro apresenta um recorte espacial o qual tem a região Sudeste como objeto central de estudo.

De acordo com a docente Sandra de Azevedo, a escolha da região se justifica no fato de as pesquisadoras envolvidas já terem trabalhos na área para aprofundar na escrita da obra. “A professora Ana Cláudia Sacramento, idealizadora do livro que está inserido no projeto de pesquisa intitulado ‘As reformas nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras: o caso das Ciências Humanas e da disciplina Geografia na Formação de Professores’, financiado pela Faperj, por meio do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2018 a 2022 e coordenado pela mesma, convidou a mim e a professora Regina Célia Frigério para organizarmos o livro. Como nossas pesquisas são na maioria relativas ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e temos acompanhado o sistema educacional de São Paulo e Espírito Santo, decidimos por esse recorte regional”, explicou.

“Para pensar e pesquisar a educação é necessário valorizar a palavra do professor, pois é ele o responsável pelo processo ensino aprendizagem”, destaca a Profa. Sandra de Azevedo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Após a investigação para entender a adaptação ao formato remoto educacional, o livro abre espaço a outro elemento importante: a fala dos professores. Foram convidados professores os quais as organizadoras do livro tinham contato e se disponibilizaram na escrita de um capítulo. O nível de ensino não foi definido e a ideia era diversificar, assim, tornando possível apresentar relatos das experiências de ensino de geografia nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e cursos preparatório para vestibular e Enem.

Conforme apresenta a Profa. Sandra de Azevedo, a proposta era abordar o ensino público e privado. Desta maneira, foram utilizados alguns critérios na escolha dos docentes, como convidar um professor de cada rede em cada estado, podendo desenvolver o texto com outro colega, professores com tempo de experiências profissionais e participantes de atividades acadêmicas e escolares.

Diante desses parâmetros, a docente relata que poder ler as experiências docentes em período de pandemia contribuiu na ampliação do conhecimento de como os professores e professoras conseguiram enfrentar um momento complexo da educação brasileira. “Mesmo não sendo consultado sobre as decisões legais, os professores estavam sempre preocupados em buscar estratégias que envolvessem os alunos estimulando o estudo, além, é claro, de se posicionar sobre o processo de exclusão e prováveis evasões que esse formato de ensino ampliou. Para pensar e pesquisar a educação é necessário valorizar a palavra do professor, pois é ele o responsável pelo processo ensino aprendizagem”, complementa.

Aos interessados em adquirir ou saber mais sobre “Ensinar Geografia: As potencialidades em tempos de pandemia – experiências na região sudeste”, o livro pode ser encontrada no site da editora, link: https://www.travessa.com.br/ensinar-geografia-as-potencialidades-em-tempos-de-pandemina-experiencias-na-regiao-sudeste-1-ed-2021/artigo/b2e26aba-33bc-4d43-a35c-8f3005f07394

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG