Em jornal, professor da UNIFAL-MG explica quatro dimensões do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

O professor Cláudio Roberto Caríssimo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, participou ao vivo do jornal da EPTV 2ª Edição, no dia 5/11, para falar sobre segurança fiscal e índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Segundo a matéria, Pouso Alegre se destaca entre as quatro maiores cidades da região.

“Esse índice é estruturado por quatro dimensões: a primeira dimensão, que é autonomia, avalia qual é o comprometimento que o município tem com o seu gasto, sua estrutura administrativa; a outra é a capacidade de liquidez, que verifica qual é o grau de comprometimento que o município tem, ou seja, qual a sua capacidade de cumprir com as obrigações financeiras”, explica o professor.

As outras duas dimensões, de acordo com ele, são de pessoal, que avalia a rigidez no orçamento e cumprimento das regras da lei de responsabilidade fiscal no que se refere aos gastos com pessoal, e do investimento, que avalia o que o município oferece em situações como o bem-estar da população e a capacidade de competitividade.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10015373/