Em reportagem da TV Plan, epidemiologista comenta queda do número de atendimentos de casos de covid-19 no hospital de campanha de Poços de Caldas

No dia 09/11, o Jornal Plantão 47, da TV Plan, divulgou reportagem referente a queda no número de atendimentos do Hospital de Campanha de Poços de Caldas. A notícia destacou a queda significativa do número de atendimentos com dados comparativos de outubro de 2021 e o período mais crítico na cidade, o mês de junho de 2021 e, também, a mudança no perfil do público atendido.

Para o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e coordenador dos projetos “Perfil Epidemiológico e Indicadores de Saúde da Universidade Federal de Alfenas (Indcovid)” e “Informação sobre Covid-19 para a comunidade (Infocovid)”, a queda no número de internações, de casos e de óbitos por covid-19, advém da vacinação e outros fatores. “O Brasil, teve um grande número de contágio, e está entre os 10 países do mundo com maior taxa de mortalidade por habitante porque começamos muito tarde a vacinação”. Além disso, o professor explica que o país tem “[…] uma população que foi infectada e não ficou sabendo, porque não teve sintoma e, mesmo quem teve sintoma e já tomou a primeira dose […]”, criou uma defesa muito importante. “É claro que todo mundo, até mesmo as pessoas que já tiveram a doença, tem que tomar a segunda dose para consolidar uma defesa máxima” enfatizou ele.

Por fim, o Sinézio traçou perspectivas epidemiológicas para a vacinação e alertou para os cuidados ainda necessários. “Nós estamos avançando, mais é preciso ainda muita responsabilidade, muito cuidado (para que a gente no ritmo de vacinação que estamos tendo) para que cheguemos ao natal com 80/85% da população com a vacinação completa, e tenhamos um Natal e um Ano Novo, realmente livres da pandemia. Mas, ainda prevendo que nós vamos ter que conviver com esta doença, mas com uma doença que é controlada pela vacinação, como a agente faz com a gripe”. […] “É uma vitória que depende de todos nós”, finalizou o professor.

Confira a matéria as TV Plan:

Disponível em: https://youtu.be/kZgCgcgufpY