Jornal UNIFAL-MG está com chamada aberta para divulgação de textos produzidos pela comunidade universitária; docentes, discentes e técnicos administrativos podem enviar artigos, resenhas e participar de podcasts

Lançado em setembro de 2021, o Jornal UNIFAL-MG tem como principal objetivo promover a popularização do conhecimento científico, tecnológico e cultural, produzido por toda comunidade universitária. Com isso, abre espaço para participação de professores, estudantes da graduação e de pós-graduação, bem como de técnicos administrativos e colaboradores terceirizados.

A chamada para novas publicações é um convite para a comunidade UNIFAL-MG compartilhar o conhecimento científico com toda sociedade.

Interessados poderão enviar propostas de textos para as seções:

  1. Artigos: reúne publicações sobre pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos, cujos temas podem ser específicos de suas áreas de formação ou multidisciplinares nas áreas de Economia, Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Linguagens, entre outras. (Atenção: os artigos devem ser escritos em linguagem acessível e em formato curto, de modo a resumir o estudo em cerca de duas páginas);
  2. Autores UNIFAL-MG: espaço dedicado a dar visibilidade para livros físicos ou digitais publicados que contam com a autoria, organização ou participação de professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, e técnicos administrativos da UNIFAL-MG;
  3. UNIFAL-MG Indica: destina-se a resenhas de indicações de filmes, séries, livros, músicas, álbuns, clipes e outras produções artístico-culturais, bem como crônicas e outros textos literários. (Esse espaço é aberto para participação também de colaboradores terceirizados);
  4. UNIFAL-MG em Podcast: envolve gravações em áudio com comentários e/ou entrevistas sobre temáticas atuais relacionadas à Economia, Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Linguagens, entre outras.
Critérios e orientações para envio de materiais 

Para enviar o texto, os interessados devem acessar o Jornal UNIFAL-MG e no campo superior da página, clicar na aba “Sugerir Pauta”. O link redirecionará para um formulário que deverá ser preenchido com as informações necessárias para divulgação. 

Orienta-se aos colaboradores que se interessarem em participar atentar-se para os seguintes critérios:

  1. Usar linguagem objetiva, coesa e coerente, de modo a não causar possíveis dificuldades de leitura, visto que o público-alvo é a comunidade em geral, não especializada. É interessante evitar ou substituir, quando possível, estrangeirismos e termos rebuscados ou pouco conhecidos.
  2. Selecionar, para as resenhas, produções artísticas e culturais que não firam os direitos humanos;
  3. Produzir conteúdos de interesse coletivo, uma vez que não será permitida a divulgação de materiais como forma de promoção pessoal.
  4. Evitar termos grosseiros e avaliações ou julgamentos no texto, que desrespeitem pessoas ou instituições. É importante manter a prudência no que se refere às críticas a membros da sociedade civil e de cunho político-partidário.
  5. É permitido o envio de vídeos, fotos, ilustrações e outros conteúdos de multimídia, desde que o professor/estudante/ técnico administrativo esteja autorizado a publicá-lo, sem violação de direitos autorais. 

Os materiais enviados serão analisados pela equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), que decidirá pela sua publicação ou não, de acordo com a Linha Editorial do Portal da UNIFAL-MG. Os textos também estarão sujeitos à edição, para se adequarem às características de cada categoria.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail dicom@unifal-mg.edu.br

Acesse aqui o link direto para o formulário de sugestões!