“Este jogo, nós estamos vencendo, só que ainda não estamos vencendo de goleada”, destaca epidemiologista da UNIFAL-MG em análise sobre atual momento da pandemia

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a variante Delta, do coronavírus causador da covid-19, tem predominado em relação a outros casos da doença e consiste em 100% das amostras analisadas no estado de Minas Gerais. Diante disso, o Jornal da EPTV 1ª Edição, do dia 08/11, entrevistou o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e coordenador dos projetos “Perfil Epidemiológico e Indicadores de Saúde da Universidade Federal de Alfenas (Indcovid)” e “Informação sobre Covid-19 para a comunidade (Infocovid)”, sobre o tema.

Em sua participação, o professor explicou sobre o predomínio da Delta, destacou que entre os públicos mais propícios e mais vulneráveis da variante estão “[…] aqueles que tomaram apenas a primeira dose da vacina e, aqueles que já tomaram a segunda dose a mais tempo, já se aproximando aí dos seis meses da segunda dose, e não tomou ainda a dose de reforço. E sem falar nas pessoas que ainda não foram vacinadas”.

O epidemiologista também enfatizou o poder da vacinação sobre a Delta e finalizou com uma avaliação do o atual momento da pandemia. “Este jogo, nós estamos vencendo, só que ainda não estamos vencendo de goleada, […] pois se nós permitirmos aumento do contágio, quer dizer, não acelerarmos vacinação, relaxarmos no uso de máscaras, como em alguns locais de outros países já observou, nós podemos retardar esta vitória e causar mortes absolutamente evitáveis”, concluiu.

Confira a matéria do Jornal da EPTV 1ª Edição:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10020210/