:: Boletim Epidemiológico N° 48 – 15/11/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O boletim epidemiológico indica que a taxa de incidência semanal aumentou na última semana epidemiológica (7 a 13/11) em 8 das 14 regiões mineiras, levando o estado à pequena alta nesse indicador.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendências de média móvel em 15/11) = Casos: Minas Gerais iniciou a semana com estabilidade na tendência de novos casos, com média diária em 876. As regiões Centro, Leste, Leste Sul, Nordeste e Sudeste registraram crescimento nesse indicador. Internações: Minas Gerais iniciou a semana em crescimento, com média móvel de 71 novas internações, e as regiões Centro, Nordeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço registraram o crescimento que caracterizou o estado. Óbitos: A semana iniciou com média diária de 26 novos óbitos por dia, permanecendo em estabilidade. As regiões Leste Sul, Norte e Vale do Aço iniciaram a semana em crescimento.

Situação epidêmica no sul de Minas Gerais (tendências de média móvel em 15/11) = Casos: A região sul-mineira, com média móvel de 82 novos casos, iniciou a semana com tendência de diminuição de novos casos. Internações: O sul de Minas foi de diminuição para crescimento levado pela situação nas regionais de Passos e Pouso Alegre, que foram de diminuição para crescimento. A média móvel de internações foi de 1 para 7,9. Óbitos: O sul de Minas registrou estabilidade na tendência de novos óbitos, após registrar queda por quatro semanas consecutivas. Situação provocada pelo crescimento nas regionais de Alfenas e Passos e queda nas de Pouso Alegre e Varginha.

Situação nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (tendências de média móvel em 15/11) = Casos: a semana iniciou com tendência de crescimento apenas em Três Corações. Internações: nenhum município iniciou a semana em crescimento. Poços de Caldas oscilou de diminuição para estabilidade e os demais municípios ficaram em queda. Óbitos: todos os dez maiores municípios do sul de Minas Gerais iniciaram a semana em queda.

Relação entre internações, casos e óbitos no sul de Minas Gerais = Considerada toda a pandemia, no sul-mineiro, o índice de internação por caso (IIC) permaneceu em 0,07 (a cada 100 casos, ocorreram 7 internações) e o índice de óbitos por internação (IOI) em 0,3 (a cada 10 internações, ocorreram 3 óbitos).

Acesse na íntegra