Jornais da região destacam levantamento feito por pesquisadores da UNIFAL-MG sobre insegurança alimentar na pandemia

Pesquisadores da UNIFAL-MG desenvolveram um levantamento para saber o nível de insegurança alimentar de famílias durante a pandemia. O estudo, feito durante três meses no residencial Jardim das Alterosas, em Alfenas, apontou que 100% das pessoas entrevistadas não compram carne há um longo período de tempo e que substituíram o alimento por ovo e salsicha. Os jornais EPTV 1ª Edição, G1 Sul de Minas e Rádio Clube de Pouso Alegre destacaram o assunto. 

Na matéria da EPTV, participaram o docente Flamarion Dutra Alves, do Instituto de Ciências da Natureza, e Clara Ribeiro Silva, mestranda em geografia humana. “A gente se baseou num documento do Ministério da Saúde sobre a questão da segurança e insegurança alimentar. A segurança alimentar, segundo o Ministério da Saúde e vários estudos, quer dizer, para ter a segurança alimentar, [busca-se] uma alimentação variada, saudável, rica em nutrientes, com baixo índice de açúcar, sal, gordura e conservantes. Isso seria a segurança, o ideal”, disse o professor da UNIFAL-MG.

Na oportunidade, a mestranda Clara Ribeiro Silva falou sobre as atividades da Horta Comunitária para crianças. “[…] além do plantio que elas fazem com a gente aos sábados, elas levam para a casa alguns itens, como couve, temperos, futuramente abóbora, que a gente plantou agora, chuchu, para poder ter uma alimentação saudável, variada”, destacou.

Confira a reportagem da EPTV abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10038251/

G1 Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2021/11/13/levantamento-da-unifal-aponta-nivel-de-inseguranca-alimentar-de-familias-de-alfenas-durante-a-pandemia.ghtml

Rádio Clube de Pouso Alegre: https://www.radioclubepousoalegre.com.br/news-levantamento-da-unifal-aponta-nivel-de-inseguranca-alimentar-de-familias-de-alfenas-durante-a-pandemia