Em jornal da EPTV Sul de Minas, professora da UNIFAL-MG dá dicas para prova de redação do Enem 2021

No dia 21/11, mais de 3 milhões de inscritos realizaram as provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação no Enem 2021, em todo país. Em exibição ao vivo do dia 20/11 no jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, a professora Maria Emília Torres, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, deu dicas de redação aos estudantes.

A docente frisou a importância de traçar objetivos de escrita a partir dos textos motivadores e de não só ter os conhecimentos, como também saber escrever a respeito deles. “Você vai mostrar que conhece alguns elementos, que você tem informações sobre aquele tema e sabe se expressar por escrito”, comentou.

Além disso, a professora destacou a necessidade de elementos relacionais como suporte para a sustentação argumentativa: conjunções subordinativas, conjunções coordenativas e dêiticos. A respeito das concepções da prova deste ano, a docente aconselhou: “Atenham-se apenas a serem objetivos, claros e pragmáticos”.

Confira a matéria completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10058321/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG