:: Boletim Epidemiológico N° 50 – 02/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A edição nº 50 do boletim, que apresenta a taxa de incidência diária média epidemiológica em Minas Gerais entre os dias 21 e 27/11, aponta que das 14 regiões mineiras, oito registraram crescimento. Na semana  anterior apenas duas estavam nessa situação.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas (situação da média móvel em 29/11) = Minas Gerais iniciou a semana com tendência de estabilidade em novos casos, de crescimento em internações e diminuição em mortes. Casos: registraram crescimento na tendência de novos casos: Jequitinhonha, Nordeste e Vale do Aço; estabilidade na Centro, Centro Sul, Norte, Sudeste, Sul e Triângulo Norte; e queda na Leste, Leste Sul, Noroeste, Oeste e Triângulo Sul. A média diária de casos no estado em 29/11 ficou em 691 (anterior = 637). Internações: as regiões Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Noroeste, Sudeste e Vale do Aço apresentaram tendência de crescimento em novas internações. As regiões Norte e Triângulo Norte apresentaram estabilidade e as demais (Centro Sul, Nordeste, Oeste, Sul e Triângulo Sul) diminuição. A média diária de novas internações na semana em Minas Gerais foi de 70 (anterior = 49). Óbitos: em novos óbitos houve tendência de crescimento nas regiões Centro Sul, Leste, Norte, Oeste e Triângulo Sul; estabilidade na Jequitinhonha, Leste Sul, Sul; e diminuição nas demais. A semana iniciou em Minas Gerais com média diária de 17 novos óbitos (anterior = 15).

Situação epidêmica no sul de Minas (situação da média móvel em 29/11) = Casos: a semana iniciou (dia 29/11) com tendência de estabilidade de novos casos na região Sul. A regional de Alfenas foi de queda para  crescimento (puxada pelo município de Alfenas), a de Passos manteve a queda e a de Pouso Alegre e Varginha foram de queda para estabilidade. A média móvel para o Sul de Minas ficou em 70 novos casos (anterior = 59). Internações: o Sul do estado foi de tendência de crescimento para diminuição, com média móvel em 29/11 de 5 (anterior = 4). A regional de Alfenas e de Pouso Alegre foram de crescimento para queda; a de Passos permaneceu em queda e a de Varginha foi de estabilidade para crescimento. Óbitos: o Sul de Minas foi de crescimento para estabilidade em novos óbitos, com média móvel de 2, igual à anterior. A regional de Alfenas permaneceu com tendência de crescimento; a de Passos foi de estabilidade para queda; a de Pouso Alegre manteve estabilidade e a de Varginha oscilou de estabilidade para queda.

Situação nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (situação da média móvel em 29/11) = Casos: três dos 10 iniciaram a semana em crescimento: Pouso Alegre, Passos e Alfenas. Poços de Caldas e Pouso Alegre registraram estabilidade e os demais diminuição. Internações. Poços de Caldas e Lavras registraram crescimento, Passos estabilidade e os demais diminuição. Óbitos. Alfenas foi o único a registrar crescimento, Poços de Caldas estabilidade e os demais municípios permaneceram em queda.

Acesse na íntegra