Professor de Economia da UNIFAL-MG alerta para uso consciente da renda extra de final de ano

No dia 30/11, o economista Fernando Batista Pereira, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG, conversou com a reportagem do noticiário ManduNews para dar dicas do uso consciente da renda extra de final de ano. De acordo com o docente, a pessoa recebedora do 13º salário deve pensar em, basicamente, 3 questões: quitar e/ou minimizar as dívidas, fazer uma aplicação financeira ou consumir esta renda extra, em formas de lembranças e presentes.

Na oportunidade, o economista também alertou sobre a importância do planejamento de 2022 começar a ser realizado em dezembro e não em janeiro de 2022. “O importante a ser pensado, é que o planejamento de 2022 tem que ser feito agora, e não em janeiro de 2022. […] Porque é agora que está entrando esta renda adicional para quem tem direito a receber o 13º e, naturalmente, no início do ano é [quando] concentram-se as despesas de impostos, de taxas, de matrículas, ou seja, as despesas sazonais que a gente não tem muito como escapar delas”.

O professor Fernando Pereira finalizou a entrevista com dicas para as pessoas que recebem o 13º salário entrarem em 2022 com um planejamento já arquitetado. E alertou para a necessidade “[…] de se pensar que a conjuntura não é das mais favoráveis e 2022 tende a ser um ano tão ou mais difícil que 2021”.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=8EI5f1c697g