Professor de economia da UNIFAL-MG comenta aumento de preços de aluguéis por conta da inflação; a matéria foi exibida no jornal da EPTV 2ª edição

Com o aumento dos índices inflacionários, o momento de reajuste dos valores dos aluguéis se tornou uma fase de renegociação entre proprietários e inquilinos. Em matéria exibida no dia 1/12, o Jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição convidou Fernando Pereira, professor de economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, para esclarecer as possíveis saídas da crise nos altos preços de locação de imóveis.

Por contrato, os valores de aluguéis são ajustados pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). De acordo com a matéria, no último ano, esse índice superou a marca dos 21% de aumento nos ajustes. Para isso, os proprietários de imóveis fazem uso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aumentou em 10%.

Para o economista, o melhor parâmetro para a regulação dos preços é o diálogo entre locatário e locador. “O proprietário, então, deve ter o bom senso de pensar que a renda não está crescendo para todos na mesma velocidade do IGPM. Então, é melhor ele manter locado a um preço um pouco mais baixo, mas que ele continue recebendo essa renda do aluguel”, explicou Fernando Pereira.

Assista a matéria completa abaixo:

 

Acesse também pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10091737/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG