:: Boletim Epidemiológico N° 54 – 27/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A última edição do boletim Indcovid de 2021 aponta que na 51ª semana epidemiológica, oito das 14 regiões registraram aumento da taxa de incidência diária semanal (Centro, Centro Sul, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Vale do aço). A média geral para o estado registrou diminuição, indo de 22,4 para 22,0.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 27/12) = Minas Gerais iniciou a semana (dia 27/12) com tendência de diminuição da média semanal de casos e mortes e estabilidade na média semanal de internações. Casos: as regiões Oeste e Sul registraram crescimento para novos casos, a média diária de casos no estado na semana ficou em 301 (anterior = 256). Internações: as regiões Centro, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Oeste e Vale do Aço apresentaram tendência de crescimento, a média móvel do estado para novas internações foi de 47 (anterior = 38). Óbitos: não houve registro de tendência de crescimento para novos óbitos, semana iniciou em Minas Gerais com média diária de 7 (anterior = 13).

Situação epidêmica no sul de Minas Gerais (situação da média móvel em 27/12) = para novos casos no Sul de MG em 27/12 houve tendência de crescimento de novos casos, com média móvel de 69 (anterior = 38). Casos: no Sul de Minas Gerais, as regionais de Pouso Alegre e Varginha também iniciaram a semana em crescimento; estabilidade na regional de Alfenas e diminuição na regional de Passos. Internações: o Sul do estado foi de tendência de crescimento para diminuição, com média móvel em 27/12 de 2 (anterior = 7), sendo que regional de Passos foi a única que apresentou crescimento. Óbitos: para novos óbitos, o Sul de Minas continuou a registrar diminuição pela quarta semana consecutiva. A regional de Varginha apresentou tendência de crescimento, estabilidade na regional de Pouso Alegre e diminuição nas regionais de Alfenas e Passos.

Situação nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas Gerais (situação da média móvel em 27/12) = Casos: 4 dos 10 mais populosos municípios iniciaram a semana em crescimento: Lavras, Itajubá, Três Corações e Três Pontas. Internações: todos os 10 municípios apresentaram tendência de diminuição em 27/12. Óbitos: não houve registros de aumento nem de estabilidade nesta segunda-feira 27/12. Dessa maneira, todos os 10 municípios apresentaram tendência de diminuição para novos óbitos.

Acesse na íntegra