Epidemiologista da UNIFAL-MG esclarece dados da covid-19 das últimas duas semanas; no sul de Minas, média diária cresce mais de 400%

No período de 24 a 31 de dezembro, o crescimento da transmissão por covid-19 foi cerca de 110% no sul de Minas. Na semana seguinte, a média diária de casos aumentou para mais de 400%. Para o esclarecimento desses dados, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, marcou presença nos jornais ManduNews e Estado de Minas, nos dias 5 e 6/1, respectivamente.

De acordo com o epidemiologista, atualmente, as dez cidades mais populosas do sul de Minas voltaram a registrar crescimento de casos de contaminação. Dentre essas cidades, Itajubá se destacou por situação crítica ao apresentar média móvel de 50 casos diários de infectados, afirmou o docente. “Se a gente pensar em Itajubá com uma média móvel de 50 e o Sul de Minas como um todo, a média móvel da região em torno de 600, então Itajubá está com 8 a 9%. A cada seis casos no Sul de Minas, um é em Itajubá”, explicou.

Na oportunidade, Sinézio alertou sobre a importância de estabilizar os dados de contaminação para não haver crescimento no número de internações. “Mesmo com 2%, por exemplo, de internações a partir dos casos, se a gente tem muito caso, vamos ter também um grande número de internações”, finalizou o especialista.

Confira as matérias completas nos links abaixo:

Estado de Minas: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/01/06/interna_gerais,1335824/no-sul-de-minas-covid-19-cresce-mais-de-400-em-media-diaria-de-casos.shtml?utm_source=hardnews&utm_medium=hardnews&utm_campaign=score&utm_term=undefined

ManduNews:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=jIJFcb4KwAQ

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG