“A variante ômicron chega a ser 4x mais transmissível que a delta, que já era muito preocupante”, alerta docente da UNIFAL-MG sobre nova escalada de casos de covid-19

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do Programa Passando a Limpo, da Equipe Positiva, no dia 5/1, para falar sobre o aumento do número de casos de covid-19 após as festas de fim de ano. No mesmo dia, dados da pesquisa coordenada pelo docente foram mencionados em notícia, também da Equipe Positiva, sobre a reabertura de tenda para atendimento de covid-19 em Três Pontas e a situação da pandemia no sul de Minas Gerais.

Ao longo do Programa Passando a Limpo, o epidemiologista comentou a reescalada de casos da doença, que apresentou inflexão positiva diante de maior circulação da variante ômicron. “Atualmente, felizmente, nós ainda não temos o reflexo em termos de aumento de óbitos, em função do aumento de casos, e mesmo em internações nós temos tido um reflexo menor, bem menor do que acontecia antes da vacinação, quando existia uma proporção de internações em relação a casos da ordem de 7%, ou seja, a cada 100 casos, a gente esperava 7 internações. Agora, pelos números que ainda são poucos para afirmar, mas por essa relação atualmente observada, estamos projetando, para cada 100 casos, 2, 3 internações”, disse o professor. Segundo ele, é necessário avançar com as doses de reforço e prosseguir estudos sobre vacinas de novas gerações.

Na oportunidade, o docente também falou sobre a gripe e as demandas por internação, além da maior facilidade de contágio pela variante ômicron em crianças. “A variante ômicron chega a ser 4x mais transmissível que a delta, que já era muito preocupante e pior que a gama”, mencionou.

Acesse a matéria no link: 

https://www.equipepositiva.com/saude-reabre-tenda-para-atendimento-de-covid-19-para-desafogar-o-pam/

Confira a participação abaixo:

Disponível no link: https://www.facebook.com/equipepositivatp/videos/1021927691735919/