Gripe ou covid-19? Professor da UNIFAL-MG fala sobre diferença em entrevista à Rádio Difusora

A dúvida sobre sintomas como febre, dor de garganta, nariz entupido e cansaço permanece entre as pessoas. Para esclarecer a diferença entre gripe e covid-19, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à Rádio Difusora, no dia 07/01.

De acordo com o epidemiologista, tanto a covid-19 quanto a gripe são identificadas, inicialmente, como síndrome gripal. Conforme explicou o docente, a síndrome gripal é caracterizada por febre de início súbito (rápida), tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos sintomas: dor muscular, dor de cabeça ou dor nas articulações.

Na oportunidade, o especialista diferenciou a covid-19 pelos sintomas como síndrome respiratória aguda grave, evolução no quadro de doenças crônicas em pacientes que já apresentam patologias, bem como a síndrome gripal. No entanto, segundo o Prof. Sinézio, a certeza se tem somente com a realização do exame laboratorial.

Os detalhes sobre contágio e reprodução do vírus foram esclarecidos pelo epidemiologista no episódio completo do podcast.

Confira a entrevista completa:

Disponível no link: https://anchor.fm/difusorahd/episodes/Gripe-ou-Covid–Epidemiologista-fala-sobre-a-diferena-e1ckq86

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG