Em entrevista, docente da UNIFAL-MG esclarece informações sobre variante ômicron e vacinação

Estudos realizados diariamente objetivam o fornecimento de informações a respeito dos sintomas, transmissão e diagnóstico da variante ômicron. Na edição do último final de semana (8 e 9/1) do jornal Mantiqueira de Poços de Caldas, o epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista e esclareceu sobre o assunto.

Na oportunidade, o especialista explicou que a grande preocupação em qualquer processo epidêmico são as mutações e a resistência do agente causador. De acordo com o professor, as mutações aumentam a transmissibilidade do vírus e permitem uma maior resistência dele em relação às defesas imunológicas criadas pelas vacinas e pela defesa desenvolvida em pessoas que já tiveram a doença.

Sobre a vacinação, Sinézio salientou pontuou da aplicação de mais doses para obter melhor resultado contra a variante. “É fundamental tomar a dose de reforço. Inclusive, alguns países já estão aplicando corretamente a quarta dose de reforço. E, naturalmente, isso já é esperado, vamos ter que desenvolver uma nova geração de vacinas que considere essas últimas variantes, como, por exemplo, a própria ômicron”, salientou.

Para ler a entrevista completa, acesse o link: https://www.jornalmantiqueira.com.br/2022/01/07/vacina-e-esforco-coletivo-para-vencer-a-pandemia-diz-pesquisador/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG