:: Boletim Epidemiológico N° 56 – 10/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O número 56 do boletim Indcovid anuncia a maior escalada de casos de toda a pandemia. A edição aponta que o Brasil vive a maior escalada de casos de covid-19 de toda a pandemia. Em Minas Gerais, a região Sul é a com maior ritmo de contágio, com taxa de incidência, na primeira semana do ano, 3 vezes maior do que a do estado.

Impacto da mortalidade entre as crianças = a vacinação da população de 5 a 11 anos é fundamental, mas é entre os bebês que o risco de morte pela doença é maior. Em toda a pandemia, em Minas Gerais, duas
de cada três mortes por covid-19 em menores de 12 anos foram de crianças com 2 anos ou menos. Entre os menores de 18 anos a maior taxa de mortalidade foi a de bebês com menos de 1 ano. No estado, entre a população infantil ainda não coberta pela vacinação, o maior impacto da mortalidade por covid-19 foi entre crianças negras e indígenas.

Taxa de incidência diária média na última semana epidemiológica em Minas Gerais (2 a 8/1) = todas as macrorregiões de Minas Gerais apresentaram aumento na incidência na primeira semana epidemiológica de 2022. A média geral para o estado, como na SE anterior (52ª de 2021), ficou em 21,6.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 10/1): Minas Gerais iniciou a semana (dia 10/1), com tendência de crescimento de novos casos, internações e óbitos. Casos: todas as regiões de Minas Gerais apresentaram tendência de crescimento; a média diária de casos no estado na semana ficou em 5.756 (anterior = 1.010). Internações: a média diária na semana em Minas Gerais foi de 87 (anterior = 15), as regiões Centro, Jequitinhonha, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul apresentaram tendência de crescimento, apenas a Vale do Aço apresentou estabilidade e as demais (Centro Sul, Leste e Sudeste) diminuição. Óbitos: a semana iniciou em Minas Gerais com média diária de 11 (anterior = 8), com tendência de crescimento nas regiões Centro, Leste Sul, Noroeste, Sudeste e Triângulo Norte; estabilidade na Centro Sul e Triângulo Sul e diminuição nas demais (Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Norte, Oeste, Sul e Vale do Aço).

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (situação da média móvel em 10/01) = Casos: crescimento na região Sul e em toadas as suas regionais de saúde, a média móvel ficou em 2.268 (anterior = 251). Internações: o Sul do estado apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 19 (anterior = 9), todas as regionais de saúde do Sul de MG apresentaram tendência de crescimento. Óbitos: as regionais de Passos, Pouso Alegre e Varginha apresentaram diminuição; a de Alfenas tendência de estabilidade.

Situação nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (situação da média móvel em 10/01) = Casos: nove dos 10 mais populosos municípios iniciaram a semana com crescimento – Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas -; apenas Pouso Alegre apresentou diminuição. Internações: apresentaram crescimento, Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Itajubá, e diminuição os demais municípios. Óbitos: todos apresentaram tendência de queda.

Acesse na íntegra