Em jornal, pofessor da UNIFAL-MG explica cálculo de volume de chuvas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou do Jornal da EPTV 1ª Edição no dia 13/01. Na oportunidade, o docente explicou o cálculo do volume de chuvas na região, conforme água captada por pluviômetro.

“Aqui [na proveta], a gente tem o caso de uma chuva forte, porque são 10mm, e a relação é 1 para 1. Se mede 1mm, essa medida menor que você tem na sua régua escolar, quer dizer que 1m² recebeu 1 litro de chuva. Aqui são 10mm, quer dizer que 1m²  recebeu 10 litros de chuva. Então digamos que eu tive uma chuva fantástica, como essas que estão caindo na região de Minas Gerais, nesse momento que nós temos um sistema de convergência trazendo umidade da Amazônia e do Oceano Atlântico. Digamos que foram 100mm, isso são 100 litros de água por metro quadrado”, explicou.

Ao longo da participação, o docente também mencionou o problema das inundações, mais suscetíveis se a área for impermeabilizada com asfalto, concreto ou calçamento.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10207536/