Artigos científicos apontam a possibilidade de uso substâncias psicodélicas em tratamento de pacientes sob cuidados paliativos, conforme indicou matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo. No dia 17/02, o jornal divulgou a revisão “O Potencial de Terapias Assistidas por Psicodélicos para Controle de Sintomas em Pacientes Diagnosticados com Doenças Graves”, realizada pela professora Ana Cláudia Mesquita Garcia, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, em parceria com o biólogo Lucas Oliveira Maia, da Unicamp, e o médico Yvan Beaussant, do departamento de Medicina do Instituto Dana-Farber Cancer Institute.
A pesquisa levantou estudos publicados em periódicos consagrados sobre o uso de psicodélicos para amenizar o sofrimento físico e mental de portadores de doença grave. Em relato ao jornal, os autores explicaram que, embora o estudo confirme o potencial terapêutico e o amplie para sintomas físicos e outras formas de desconforto psiquiátrico ou psicológico, o levantamento ressalta a importância das condições nas quais o tratamento é ministrado para garantir a segurança dos pacientes.
O estudo foi publicado no Journal of Pain and Symptom Management, no dia 10/02.
Confira a matéria pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/virada-psicodelica/2022/02/ciencia-psicodelica-nacional-alcanca-ate-cuidados-paliativos.shtml
Leia o estudo na íntegra: https://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924(22)00060-4/fulltext
*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG