Economista da UNIFAL-MG explica aumento na média de preços dos combustíveis

Após disparada no preço do petróleo, a Petrobrás anunciou, no dia 10/03, aumento no preço dos combustíveis, de acordo com matéria publicada pelo G1. No dia 12/3, a professora Débora Juliene Pereira Lima, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, marcou presença em reportagem da EPTV Sul de Minas – 2ª edição e esclareceu o motivo da elevação no preço dos combustíveis.

O preço médio da gasolina aumentou de R$7,59 para R$7,99 em Poços de Caldas e foi de R$7,19 para R$7,92 em Pouso Alegre, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgados no jornal da EPTV. Segundo a economista Débora Lima, a guerra entre Rússia e Ucrânia é o principal fator do aumento no valor dos combustíveis. “Há uma tendência que os preços dos combustíveis continuem aumentando à medida que os ataques da Rússia à Ucrânia permaneçam e se a Petrobrás não mudar a política de formação de preço atual, que foi adotada desde 2016”, explicou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10384197/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG