Conselho Universitário aprova orçamento para 2022; proposta aponta que apesar da recomposição de recursos, o orçamento da UNIFAL-MG é 50% menor do que era em 2016

A Proposta Orçamentária Anual da UNIFAL-MG, referente ao ano de 2022, foi aprovada na 306ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), em 07/03. O orçamento proposto pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) possui valor total de R$41.587.550,00, conforme limite disponível à Universidade, sinalizado no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA).

Lucas Cezar Mendonça é economista e pró-reitor de planejamento da UNIFAL-MG (Crédito da imagem: Dicom/UNIFAL-MG)

De acordo com o pró-reitor da Proplan, Lucas Cesar Mendonça, em 2022 a UNIFAL-MG teve a recomposição do orçamento discricionário – recursos utilizados para o funcionamento da Universidade, exceto orçamento de pessoal e encargos – em patamares parecidos com o ano de 2020, uma vez que, em 2021 houve uma diminuição de, aproximadamente, 20% do orçamento. “Isso significa que em termos nominais recompomos perdas, por exemplo, na assistência estudantil e em parte do funcionamento. Entretanto, em termos reais, descontando a inflação, o orçamento da Universidade é cerca de 50% menor do que era em 2016”, explica Lucas. Tal fato é preocupante, pois além da redução da verba há o momento inflacionário que o país vive: “essa situação se reflete nas tarifas de reajustes dos contratos da Universidade com seus fornecedores, seja de mão de obra terceirizada, energia elétrica, bem como os insumos necessários ao funcionamento dos cursos da Universidade”, disse o pró-reitor e economista.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, é o atual presidente do Foripes. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, ressalta a importância do bom planejamento orçamentário para diminuir os riscos de tomadas de decisões equivocadas, especialmente em um cenário de grande redução orçamentária associado aos desafios da retomada das atividades presenciais. “O principal desafio deste ano é, justamente, a retomada das atividades presenciais. Ao longo desse período de pandemia, a redução orçamentária acabou não causando alguns impactos exatamente pelo fato de que sem as atividades presenciais nós tivemos reduções de gastos com energia, água, transporte, diárias, entre outros. Com a retomada efetiva das atividades presenciais todos esses gastos vão voltar aos seus patamares normais e, infelizmente, o orçamento, embora tenha tido um pequeno crescimento no total, ele sequer repõe as perdas dos anos anteriores”, afirmou.

No quadro a seguir consta o comparativo entre os limites indicados em 2021, utilizados para embasar a Proposta Orçamentária de 2021, e os limites indicados em 2022, valores usados como base para a elaboração da proposta recentemente aprovada pelo Consuni:

Quadro disponível no arquivo da Proposta Orçamentária da UNIFAL-MG 2022 na página da Proplan. (Crédito da imagem: Proplan/UNIFAL-MG)

Para o reitor, as expectativas é de que os esforços coletivos de recomposição orçamentária, que estão em andamento pela Andifes e outros órgãos coletivos das IFES, de sensibilização tanto do executivo, quanto do legislativo, possam ser bem-sucedidos. “Se conseguirmos algum tipo de recomposição, isso significa que poderemos respirar um pouco melhor, do contrário, há um risco importante de termos a diminuição ou dificuldade de entrega de alguns serviços”, revela o Prof. Sandro, que atualmente é presidente do Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes).

No entanto, mesmo em um cenário desfavorável, o pró-reitor da Proplan lembra a inserção no orçamento de verbas de apoio, como o recurso para Universidades que não possuem Hospital Universitário, a fim de apoiar a abertura de campo de estágio para estudantes de Medicina, a ampliação do Programa Incluir, para atendimento e melhorias na acessibilidade e a manutenção de um valor para a continuidade da construção do Prédio da Faculdade de Odontologia.

Vale dizer que a elaboração da Proposta Orçamentária Anual da UNIFAL-MG tem como norte o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA). No PLOA ocorre a sinalização dos créditos orçamentários a serem distribuídos a cada órgão, não obstando, portanto, modificações até sua publicação oficial em forma de Lei. Conjuntamente ao PLOA, também foram observados dados históricos acerca da execução orçamentária da UNIFAL-MG, reajustes tarifários, diretrizes Institucionais, além de informações coletadas junto às Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e demais órgãos suplementares e de apoio.

Confira a Proposta Orçamentária 2022 na íntegra no site da Proplan, clique aqui.