Epidemiologista da UNIFAL-MG comenta aumento de casos da covid-19 em Alfenas

Apesar da queda geral nos números de casos da covid-19, algumas cidades do sul de Minas apresentaram números elevados em relação à pandemia. É o caso de Alfenas, conforme indicou reportagem da EPTV Sul de Minas – 2ª edição. No dia 02/04, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou da reportagem e explicou o aumento de casos na cidade.

De acordo com o especialista, a covid-19 provoca mais casos e óbitos do que as principais doenças infecciosas endêmicas. “Se a gente juntar tuberculose, dengue, aids e gripe, no Brasil, em 2019, o número de casos por dia e óbitos que essas doenças todas juntas provocaram ainda é quatro ou cinco vezes menor do que a covid-19”, afirmou.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde (APS) de Alfenas explicou que os dados epidemiológicos da cidade são publicados à medida em que as fichas de notificação são registradas no sistema. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio salientou a preocupação dos especialistas em relação ao atraso das notificações dos dados. “Quando se confessa que está atrasando a publicação de dados, isso é muito sério, em relação às autoridades de saúde estaduais e pesquisadores que precisam dos dados”, pontuou.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10448322/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG