Docente da UNIFAL-MG explica relação entre guerra da Rússia e importações de fertilizantes para café do sul de Minas

O levantamento feito pelo Instituto Pensar Agropecuária (IPA) indicou que o Brasil depende de 70% da demanda de fertilizantes internacionais empregados na agricultura. Conforme mostrou reportagem do G1 Sul de Minas, os nutrientes necessários para as lavouras cafeeiras do sul de Minas não foram enviados ao Brasil desde março deste ano devido à invasão Russa na Ucrânia. No dia 03/04, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagem do G1 Sul de Minas – EPTV para esclarecer o assunto.

Para o docente, a dependência de fertilizantes importados só acabaria se Brasil fosse autossuficiente no setor. “Esperamos que a guerra da Ucrânia seja passageira e logo sejam restabelecidas as relações comerciais entre os países produtores e consumidores de fertilizantes. E quanto ao longo prazo é importante para o Brasil desenvolver produção de fertilizantes em seu próprio território buscando adequar sua legislação e infraestrutura para viabilizar a produção de adubos no território nacional”, explicou.

Confira a reportagem completa do G1 Sul de Minas – EPTV: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/grao-sagrado/noticia/2022/04/03/entenda-como-a-guerra-da-russia-mexe-com-as-importacoes-de-fertilizantes-para-o-cafe-do-sul-de-minas.ghtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG