Docente da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre sequelas da covid-19 em pacientes infectados e curados

Estudantes e professores de graduação e pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG investigam os impactos da covid-19 em pacientes infectados e curados. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a professora Silvana Maria Coelho Leite Fava, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à Rádio Difusora de Machado, no dia 06/04.

Com base nos dados do estudo, a docente explicou que pacientes do pós-covid relataram ter sintomas de trombose, fadiga e dor muscular. “A partir deste nosso acompanhamento, constatamos a necessidade de investigar melhor essas pessoas com hipertensão arterial e até de avaliar os efeitos negativos da covid-19 na vida dessas pessoas”, comentou.

Outra dificuldade dos pacientes, relatada pela professora, é a falta de acesso aos serviços de saúde para o acompanhamento e de adesão ao tratamento. “Enquanto profissionais, nós temos a responsabilidade de ofertar cuidados que atendam às necessidades dessas pessoas”, completou.

Confira a entrevista completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=J-qskS0ymXI

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG