Projeto “Mais Ciência, Por favor” inicia atividades de formação e letramento científico em escolas do ensino fundamental II de Poços de Caldas e região

As atividades do projeto “Mais Ciência, Por favor“, realizado pelo campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG com estudantes do ensino fundamental II de Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas, já estão acontecendo desde o mês de março, com os cursos de formação e letramento científico dos professores líderes das equipes de cada escola envolvida na ação. O projeto extensionista tem como objetivo compartilhar informações sobre o método científico de forma lúdica, ensinando as etapas do processo de pesquisa e desmistificando o que é ou não ciência.

O Prof. Fernando Gardim e estudantes da UNIFAL-MG em reunião com a equipe pedagógica da E.M. Antônio Sergio de Oliveira. (Foto: Arquivo do projeto Mais Ciência, Por favor)

Realizado em parceria com o Instituto Alcoa e a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, o projeto “Mais Ciência, Por favor” envolve sete estudantes da Universidade, que atuam como tutores das escolas, além dos docentes coordenadores da iniciativa, Fernando Gardim e Ana Claudia Seixas. Segundo o Prof. Fernando, os estudantes do ensino fundamental II farão o letramento científico ativamente e terão um período para realizar testes experimentais financiados pelo projeto. “Eles poderão escolher um tema de curiosidade deles e aplicarão o método científico para responder. Dessa forma, aprenderão quais são as etapas para algo ser científico, discernir o que é ciência e o que não é, ou o que é pseudociência, como cura quântica e astrologia”, explicou o coordenador.

Para o graduando de Biomedicina e tutor de uma das escolas, João Victor Silva Ferreira, a interação com os alunos tem sido incrível e de reconhecimento: “parece que quando nós escutamos as dúvidas de cada um surge uma versão nossa no lugar deles, pois são dúvidas que nós tínhamos também nessa idade. As dúvidas, muitas vezes, são profundas, e se não são sanadas ou pelo menos instigadas, o aluno perde um pouco desse espírito científico dentro dele”.

O graduando João Victor é um dos tutores do projeto. (Foto: arquivo pessoal João Victor Silva)

Ainda de acordo com João Victor, o dever da equipe a favor da ciência é sempre dar ouvidos a todas as dúvidas e curiosidades para manter a chama acesa. “Talvez, o maior desafio seja abraçar tudo e a todos, mas saiba que é apenas o início desse projeto, podemos dar continuidade futuramente se nossos objetivos forem alcançados. Toda a comunidade vai tirar grande proveito dessa oportunidade que estamos tendo de incentivar a ciência no âmbito estudantil”, afirmou o tutor.

O encerramento das atividades do projeto está previsto para outubro, quando será realizado um Festival de Ciência Único, aberto a toda comunidade da região, na UNIFAL-MG campus Poços de Caldas. “Eles terão um período para realizar testes experimentais e entender que não há autoridades na ciência, e sim especialistas. É a Evidência que importa! E no dia do festival teremos a apresentação dos projetos de forma lúdica e divertida, em que os participantes poderão utilizar vários mecanismos, como arte”, afirmou o coordenador do projeto, Prof. Fernando.

As escolas participantes do projeto são: E.E. Souza Novais, E.M. Julio Bonazzi, E.M. Euclides da Cunha, E.M. Wilson Hedy Molinari, E.E. Professor Edmundo Vieira, E.M. Professor Antônio Sérgio Teixeira, E.M. Maria Ovidia Junqueira, E.E. Coronel João Mosconi, E.E. Vicente Landi Júnior e E.M. José Avelino de Melo.

Interface com o “Tekokuaba”

Outro projeto de divulgação científica da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, o Tekokuaba, também estará envolvido nas ações do “Festival Mais Ciência, Por favor”. A intenção dos integrantes do projeto é criar um documentário sobre os experimentos, apresentando como fazer, aprendizados e conclusões dos estudantes, a fim de divulgar o que foi ensinado e criado por meio da experiência do “Mais Ciência, Por favor”. 

“Para nós, o Tekokuaba é muito importante. Nossa sociedade é altamente tecnológica, mas não sabe de onde vem ou como funcionam as coisas, assim é algo como o festival, com o letramento científico, que pode ser entendido como um trabalho diário de conhecimento da ciência, tão necessário quanto a leitura e a escrita para um modo de vida satisfatório no mundo moderno”, ressalta o Prof. Fernando. 

O Tekokuaba é um projeto de extensão que disponibiliza vídeos curtos no Youtube, com linguagem acessível e didática, mediante o aval de especialistas, professores e cientistas que estudam os temas diversos selecionados pela equipe. Atualmente, possui mais de 4 mil inscritos em seu canal no YouTube. Os vídeos chamaram a atenção da TV Planhttps://tvplan.com.br/, que transmite o conteúdo no canal às 16h, nas terças e quintas, na edição do programa “Conhecendo as coisas”, alusão ao nome Tekokuaba, que significa “Conhecimento das Coisas” em Tupi. 

Acompanhe o canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/tekokuaba/videos

O projeto também está no Instagram: https://www.instagram.com/tekokuaba/