Professor da UNIFAL-MG participa de live em homenagem ao geógrafo Milton Santos

O Núcleo de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGBG) promoveu, no dia 06/04, a live “O Legado do Geógrafo Milton Santos e as Repercussões na Atualidade”. A transmissão do evento aconteceu pelo youtube, no canal do IGHB, e contou com a participações de diversos pesquisadores que se valem das contribuições acadêmicas feitas pelo geógrafo, entre eles, o professor Gil Carlos Silveira Porto, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG.

Em live, o professor Gil Carlos citou a docente Maria Auxiliadora da Silva, da UFBA, como uma das guardiãs da memória do professor Milton Santos. “A professora tem feito um trabalho, nos últimos trinta anos ou mais, cuidando, divulgando e trabalhando para que o pensamento do professor Milton Santos, a obra, continue sendo estudada e continue auxiliando nós, da Geografia, a interpretar esse mundo tão complexo. Um mundo cheio de mudanças que está diante de nós”, destacou.

A fala do docente foi dividida em três momentos, nos quais ele discutiu informações do processo formativo do geógrafo, apresentou experiências do Milton Santos sobre sua trajetória como intelectual em diferentes instituições do mundo e, ao final, operacionalizou os conceitos propostos pelo pensador. “Eu trago aqui algumas questões para a gente continuar discutindo o pensamento do professor Milton Santos, a sua obra”, explicou.

Confira a live completa abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=LefwRtbEHaE

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG