Epidemiologista da UNIFAL-MG afirma que a pandemia retorna ao patamar de dezembro de 2021

O Boletim IndCovid nº 69, realizado por pesquisadores da UNIFAL-MG, apontou média de uma morte por dia no sul de Minas Gerais. Para esclarecer o estudo, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, participou de podcast da Rádio Difusora, no dia 13/04. No dia 17/04, a notícia repercutiu no jornal Alfenas Hoje.

O epidemiologista ressaltou que apesar da queda no número de mortes, há elevação no número de casos registrados por covid-19. “No Sul de Minas, voltamos ao patamar de óbitos diários que existia antes da escalada da ômicron, quando em dezembro de 2021 tínhamos 1 morte em média por dia na semana. No entanto, o número de novos casos diários continua alto em relação ao último mês de 2021, quando registrávamos uma média móvel de 60 novos casos diários e hoje ainda registramos quase o dobro, 118”, destacou.

Na oportunidade, o docente explicou que mesmo com o avanço lento da vacinação, a explosão de casos da ômicron ajudou no reforço da imunidade coletiva. “Mas sem o avanço da terceira e quarta doses isso pode durar menos e termos problemas nos meses mais frios”, afirmou. Segundo o boletim, o sul de Minas conta com 62% da população de 18 anos ou mais com a dose de reforço.

Confira o episódio completo abaixo:

Disponível no link: https://difusorahd.com/2022/04/13/pandemia-volta-a-patamar-de-dezembro-de-2021-aponta-estudo-da-unifal/

Alfenas Hoje: https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=21174

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG