:: Boletim Epidemiológico N° 69 – 11/04/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nesta edição, os pesquisadores refletem sobre o recuo da pandemia apresentando dados referentes aos óbitos e casos diários no Sul de Minas. “A pandemia continua a recuar. No Sul de Minas, voltamos ao patamar de óbitos diários que existia antes da escalada da ômicron, quando em dezembro de 2021 tínhamos 1 morte em média por dia na semana. No entanto, o número de novos casos diários continua alto em relação ao último mês de 2021, quando registrávamos uma média móvel de 60 novos casos diários e hoje ainda registramos quase o dobro (118).”, afirmam, acrescentando ainda que ainda existem riscos, […] “mas talvez não no curto prazo”. Segundo eles, […] “hoje no Sul de Minas, apenas 62% da população de 18 anos ou mais está com a dose de reforço, a própria SES-MG preconiza pelo menos 70% para termos uma situação mais segura”. Ao finalizar, os pesquisadores enfatizam que […] “a vacinação não pode parar e que a própria flexibilização oficial no uso de máscaras deve ser motivo para acelerá-la e não o contrário”.

Panorama no estado = Minas Gerais apresenta queda da taxa de incidência diária semanal. Mas, cinco das 14 regiões apresentaram aumento: Centro Sul (2,9), Nordeste (0,9), Norte (2,2), Sudeste (13,2) e Vale do Aço (10,2). A menor taxa de incidência foi a da região Nordeste (0,9) e a maior a da Centro (16,8). O indicador para o estado caiu de 10,3 para 8,4.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 11/04) = Novos casos: as únicas regiões que não apresentaram tendência de queda na incidência foram as regiões Leste, Norte e Sudeste, com estabilidade, e Vale do Aço com crescimento. O valor da média móvel de 7 dias (mm7d) ficou em 1.620 (anterior = 2.329). Novas internações: apenas a região Nordeste, com crescimento, não apresentou tendência de queda em novas internações. A mm7d de Minas Gerais foi de -3,9 (anterior = 64), o valor negativo se deve a correções nos registros da SES-MG. Novos óbitos: o estado continua com a tendência de queda. Mas, cinco regiões apresentaram aumento: Jequitinhonha, Leste Sul, Nordeste, Norte e Vale do Aço. A mm7 ficou em16 (anterior = 24).

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 11/04) = Novos casos: a região Sul iniciou a semana (dia 11/04) com tendência de queda, todas as regionais de saúde apresentaram essa tendência. A mm7d para o Sul de MG ficou em 118 (anterior = 279). Novas internações: tendência de queda em todas as regionais de saúde, com mm7d de -0,7 (número negativo devido a correções nos registros da SES-MG) (anterior =7). Novos óbitos: tendência de queda em todas as regionais de saúde, com média móvel de 1 (anterior = 2).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 11/04) = Novos casos: quatro municípios não apresentaram queda: Itajubá com crescimento e Lavras, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas com estabilidade. Novas internações: todos os 10 municípios com queda. Novos óbitos: todos os municípios apresentaram queda, exceto Varginha.

Acesse na íntegra