Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia esclarece pesquisas sobre detecção de neutrinos e Projeto Dune

Pesquisas sobre detecção de neutrinos e o Projeto Dune foram temas da entrevista realizada com o professor de Física do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Gustavo do Amaral Valdiviesso, em um debate promovido pelo Instituto Principia, no YouTube em 07/04. Pesquisador em Física de Altas Energias, com foco na Física de Neutrinos, o docente realizou estudos de pós-doutorado no FERMILAB – USA, entre 2017 e 2018, atuando no experimento SBND.

Durante a entrevista o Prof. Gustavo contou sobre sua trajetória acadêmica e explicou o que são neutrinos, a importância dos estudos realizados e como foi atuar no FERMILAB, participando ativamente de projetos como o Dune. Na oportunidade, o professor também abordou o projeto Neutrinos Angra, um desenvolvimento tecnológico que visa a construção de um detector de neutrinos de superfície como um novo sistema de salvaguarda nuclear.

Confira na íntegra:

A entrevista também está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=EzXdiQw1_GE