Novo corte orçamentário afeta universidades federais; na UNIFAL-MG, o bloqueio representa 14,54% do orçamento aprovado para 2022

De acordo com reportagem do Estado de Minas, as 11 universidades federais com sede em Minas Gerais sofrem com cortes orçamentários, realizados pelo Governo Federal, e chegam ao meio do ano com quase R$ 150 milhões a menos em caixa. A UNIFAL-MG está entre as universidades citadas na reportagem, publicada no dia 01/06. No jornal da Universidade, o reitor Sandro Amadeu Cerveira comenta os impactos da restrição orçamentária para a instituição.

Conforme a matéria do Estado de Minas, a UNIFAL-MG analisa impactos do corte de R$ 6 milhões. A medida influencia nos compromissos assumidos com fornecedores, editais de bolsas, assistência estudantil, obras e equipamentos. “A Unifal destaca que toda ação restritiva ganha proporções muito maiores por causa do momento em que o bloqueio foi feito, obrigando que decisões “mais duras” sejam tomadas com o ano em curso”, citou a equipe do jornal Estado de Minas.

Confira a reportagem completa pelo link: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/06/01/interna_gerais,1370350/cortes-no-orcamento-podem-bloquear-ensino-nas-universidades.shtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG