UNIFAL-MG ganha destaque em mídia regional por implantação de cotas para cursos de pós-graduação

No dia 02/06, a EPTV Sul de Minas –  2ª edição publicou uma reportagem a respeito da ampliação do sistema de cotas para cursos de pós-graduação na UNIFAL-MG. Para falar sobre o tema, os discentes Danielle Laurindo Tomaz e José Luiz Alves Neto, dos cursos de Enfermagem e Geografia, respectivamente, e a docente Vanessa Bergamin Boralli Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participaram da reportagem. O assunto repercutiu no G1 Sul de Minas e Portal Onda Sul.

Conforme a reportagem, a Universidade oferece 801 vagas, anualmente, para ingresso por meio de cotas para cursos de graduação. Esse número representa cerca de 40% do total de alunos da instituição. A decisão passa a valer a partir do próximo edital para seleção de pós-graduação.

“É um ganho para a sociedade em geral, mas também para a pauta discente. Nós, dentro das universidades, também estamos articulados para que essas políticas cheguem, para que elas possam se efetivar e para que nós mesmos sejamos atores desse processo, que é um processo de luta, um processo de conflito, disputa, muita negociação”, disse o representante do diretório estudantil, José Luiz Alves Neto. O estudante faz parte do grupo de discentes do Conselho Universitário (Consuni) da UNIFAL-MG e foi um dos relatores da minuta de cotas.

Confira as reportagens nos links a seguir.

EPTV Sul de Minas – 2ª edição – 02/06: https://globoplay.globo.com/v/10633619/

G1 Sul de Minas – 02/06: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2022/06/02/universidade-federal-de-alfenas-amplia-sistema-de-cotas-para-cursos-de-pos-graduacao-da-instituicao.ghtml

Portal Onda Sul – 03/06: https://www.portalondasul.com.br/unifal-mg-disponibiliza-vagas-para-cotistas-em-pos-graduacao/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG