Epidemiologista da UNIFAL-MG afirma que número de óbitos por covid-19, atualmente, se concentra em idosos e pessoas com comorbidades

O Boletim IndCovid nº 79 indicou queda nos casos de covid-19 e aumento no número de óbitos pela doença. Para falar sobre o tema, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, marcou presença no jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, no dia 22/06.

Segundo o especialista, o número de óbitos, atualmente, se concentra em idosos e pessoas com comorbidades. “Isso começou a se acentuar porque são pessoas que respondem menos robustamente à proteção da vacina e, pela condição clínica, a evolução do próprio caso de covid-19 também tende a ser pior”, relatou. “Claro que este quadro é piorado por quem não completou o esquema vacinal”, completou o docente.

Na oportunidade, o epidemiologista salientou a expectativa dos registros de novos casos ocorridos durante o feriado do dia 16/06. “Pelo tempo que existe entre notificar o caso, internar e vir a óbito, nos casos  fatais, nós ainda estimamos que de uma a duas semanas, mesmo que os casos novos comecem a baixar agora, nós poderemos registrar ainda novas mortes”, afirmou.

Confira a entrevista completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10692433/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG