Economista da UNIFAL-MG orienta como gerenciar bem o dinheiro para conseguir poupar no final do mês no jornal Bom Dia Cidade

Educação financeira foi tema da edição do Bom Dia Cidade do dia 04/07 na EPTV. Na oportunidade, o economista Fernando Batista Pereira, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, esteve no estúdio da EPTV conversando com o apresentador Thiago Luz sobre como gerenciar bem o dinheiro.

“A capacidade de poupança das famílias só acontece a partir do nível de renda que elas conseguem suprir as suas necessidades. Muitas vezes, as pessoas são responsabilizadas por não conseguirem poupar, mas isso vai depender da capacidade de satisfação das suas necessidades básicas, para só a partir daí, elas terem condições de poupar para determinados fins”, explicou o especialista.

Durante o bate-papo, o professor também falou da importância de anotar os gastos para que as pessoas possam conseguir cumprir os gastos sem endividar. Prof. Fernando Pereira também orientou que as dívidas precisam ser quitadas antes de a pessoa decidir fazer aplicações. “A tendência é que os juros que ocorrem nas dívidas sejam superiores aos juros que se recebe na forma de uma aplicação ou poupança. O ideal é zerar as dívidas para então começar a poupar e ser remunerado pelos juros”, afirmou.

Confira as dicas do economista na íntegra: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/edicao/2022/07/04/videos-bom-dia-cidade-sul-de-mg-de-segunda-feira-4-de-julho-de-2022.ghtml#video-10724757-id