Reportagem regional aborda 10 anos do sistema de cotas para acesso às universidades; mais da metade dos estudantes do UNIFAL-MG vieram de escolas públicas

No dia 28/06, foi ao ar na 2ª edição do Jornal da EPTV, uma reportagem sobre os 10 anos de implantação da Lei de Cotas, que estabelece um sistema de destinação de 50% das vagas em universidades e institutos federais para pessoas que estudaram em escola pública. Desse total reservado, metade é voltado à população com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. Dentro dessa reserva, a legislação estipula regras para destinar vagas a alunos de baixa renda, negros (que correspondem à parcela de pretos e pardos), indígenas e com deficiência.

A matéria da repórter Luana Nunes aponta que mais da metade dos alunos nas universidades da região vieram das escolas públicas. A reportagem cita a UFLA, a UNIFAL-MG e o IFSULDEMINAS, pontuando que na Federal de Lavras, o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas chega a 63%; na Federal de Alfenas, mais da metade dos discentes vem de escolas públicas, e no Instituto Federal Sul de Minas, 80% dos alunos são cotistas.

Segundo a reportagem, o índice de abandono entre os estudantes que ingressam por cotas nas universidades é menor que o índice registrado entre aqueles que ingressam por ampla concorrência.

Confira a reportagem na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/10710320/