Especialista da Universidade explica como redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) atingirá o valor de serviços de energia e telecomunicações

Na manhã desta quinta-feira (07/07), o professor de Economia da UNIFAL-MG, João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), explicou ao jornal Bom Dia Cidade da EPTV, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, atingirá o valor de  serviços como energia elétrica, telefonia e internet.

De acordo com o especialista, a Lei Complementar nº 194/2022 estabeleceu que além dos combustíveis, os serviços de energia elétrica e telecomunicações sejam considerados bens essenciais. “Há um esforço para que não haja um crescimento da inflação e também esses produtos e serviços estejam mais disponíveis para a população”, pontuou.

Prof. João Marcos Franco ainda comentou que em Minas Gerais, é esperado que o preço dos combustíveis tenha uma redução de R$ 0,90 por litro e que os consumidores devem procurar os postos que já estejam assimilando a redução do ICMS. Quanto aos serviços de energia elétrica e telecomunicações, o economista alerta que a base de cálculo é diferente. “Isso poderá ser de alguma forma até mesmo ofuscado em função da bandeira que estabelece as condições favoráveis ou desfavoráveis”, afirmou o especialista, sobre como o consumidor poderá acompanhar a mudança nos preços.

Confira na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/10735611/