Empresa incubada pela UNIFAL-MG se destaca em canais de mídia da região por ser primeira do país a criar e implantar tecnologia que combina criptografia com inteligência artificial

A Icro Group, incubada pela UNIFAL-MG e considerada tradicional no fornecimento de manutenção para indústrias, se destacou por ser a primeira empresa brasileira a criar tecnologia que combinou criptografia com inteligência artificial. A combinação é resultado da pesquisa de mestrado de Armando Marsarioli, diretor da Icro Group. No dia 09/08, a notícia repercutiu no jornal Terra. Em 10/08, a notícia repercutiu no portal IG Mail Tecnologia.

Conforme noticiado, a combinação do blockchain (ferramenta de criptografia) e inteligência artificial foi criada para “curar” equipamentos antes que eles quebrem, causem mau funcionamento ou acidentes. No campus Santa Clara, foi criado um grupo multidisciplinar – combinando doutores, mestres e graduandos de diversas áreas – focado em desenvolver a ferramenta dentro da Icro Digital, parte da empresa voltada especificamente para inovação.

“Decidi que iria pesquisar em uma área que pudesse ter aplicação prática, por ter visto o distanciamento entre academia e indústria durante meus anos de carreira. Já tinha contato com a ICRO por conta da atuação da companhia em manutenção preditiva. E a pesquisa deu um salto, porque passamos a desenvolver o Neuron a partir de problemas reais da indústria”, explicou o pesquisador.

Confira a notícia completa pelo link: https://www.terra.com.br/economia/aos-62-anos-mineiro-usa-blockchain-pra-curar-maquinas,a9aa75af386c4df84d632ee878b18fc4b2rw66cr.html

IG Mail: https://tecnologia.ig.com.br/2022-08-10/brasileiro-cria-sistema-maquinas-consertarem-sozinhas.html

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG