O Prof. Sandro Amadeu Cerveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à Rádio UFMG Educativa, no dia 19/08, e explicou o conceito de Estado laico e a relação entre política e religião no Brasil. Atualmente, o Prof. Sandro Cerveira também é reitor da Universidade.
Segundo o professor, o Estado laico está ligado, principalmente, à noção de garantia da liberdade religiosa. “Na verdade, o Estado laico é decorrente do próprio processo do início da modernidade, das guerras de religião, em que precisou-se encontrar um arranjo no qual a adesão a uma determinada religião (…) não significasse a exclusão da cidadania”, explicou. De acordo com ele, cada país organiza as próprias regras em relação ao tema.
Na oportunidade, o cientista político refletiu sobre o avanço dos evangélicos entre a população brasileira e nas instâncias de poder, explicando que não deve haver generalização do grupo e que outros aspectos interferem nos posicionamentos dos políticos. Para o docente, a forte presença desses grupos no Congresso Nacional – bem como a parcela significativa da população que não segue a religião, mas é conservadora nos costumes – dificulta o debate de pautas consideradas progressistas.
Confira o bate papo completo abaixo:
*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG