Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, professor da UNIFAL-MG explica conceito de Estado laico e relação entre política e religião no Brasil

O Prof. Sandro Amadeu Cerveira, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à Rádio UFMG Educativa, no dia 19/08, e explicou o conceito de Estado laico e a relação entre política e religião no Brasil. Atualmente, o Prof. Sandro Cerveira também é reitor da Universidade.

Segundo o professor, o Estado laico está ligado, principalmente, à noção de garantia da liberdade religiosa. “Na verdade, o Estado laico é decorrente do próprio processo do início da modernidade, das guerras de religião, em que precisou-se encontrar um arranjo no qual a adesão a uma determinada religião (…) não significasse a exclusão da cidadania”, explicou. De acordo com ele, cada país organiza as próprias regras em relação ao tema.

Na oportunidade, o cientista político refletiu sobre o avanço dos evangélicos entre a população brasileira e nas instâncias de poder, explicando que não deve haver generalização do grupo e que outros aspectos interferem nos posicionamentos dos políticos. Para o docente, a forte presença desses grupos no Congresso Nacional – bem como a parcela significativa da população que não segue a religião, mas é conservadora nos costumes – dificulta o debate de pautas consideradas progressistas.

Confira o bate papo completo abaixo:

Link da publicação: https://soundcloud.com/radioufmgeducativa/entenda-o-conceito-de-estado-laico-e-a-relacao-entre-politica-e-religiao-no-brasil?si=766d0e73024646be856662ef699bf17c&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG