:: Boletim Epidemiológico N° 89 – 29/08/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Sem informação não há ação inteligente. Há dois meses a tendência de novos casos de covid-19 está em queda em Minas Gerais. Na região sul de Minas, a média móvel de novas mortes e internações já é igual a de dezembro de 2021, porém a média de novos casos ainda é o dobro do que nesse período. É fundamental que as prefeituras comuniquem atualizada e permanentemente o número de novos casos, óbitos e internações pela doença. Além de um direito da população, isso é fundamental para o estudo da pandemia. É preciso compreendê-la com exatidão, estudar seu comportamento em função do surgimento das diversas variantes do vírus, da evolução das medidas de prevenção, da evolução da vacinação.

Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana com queda da média móvel de novos casos, óbitos e internações. Na última semana epidemiológica (21 a 27/08/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) oscilou para menos no estado, de 5,7 para 4,3. Houve variação para mais em 1 das 14 regiões (Centro). O menor valor foi na Sudeste (-3,6) e o maior na Centro (7,5).

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 29/08) = Novos casos: mm7d ficou em 898 (anterior = 1.033), com queda em todas as regiões. Novas internações: a mm7d foi de 111,9 (anterior = 7), com crescimento. Crescimento em 2 regiões (Centro Sul e Leste Sul), estabilidade em 3 (Leste, Noroeste e Sudeste); queda em 8 (Centro Sul, Jequitinhonha, Nordeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul); sem ocorrência registrada na Vale do Aço. Novos óbitos: tendência de estabilidade, a mm7d ficou em 15 (anterior = 19). Crescimento em 6 regiões (Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Sul e Vale do Aço), aumento em 1 (Jequitinhonha), estabilidade em 3 (Centro, Oeste e Sudeste) e queda em 4 (Centro Sul, Leste, Triângulo Norte e Triângulo Sul).

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da mm7d em 29/08) = Novos casos: a mm7d foi de 127 (anterior = 223), com queda em todas as regionais. Novas internações: a mm7d foi de 4 (anterior = 14), com tendência de queda. Crescimento na regional de Passos; estabilidade na de Varginha e queda na de Alfenas e Pouso Alegre. Novos óbitos: mm7d de 1,4 (anterior = 1,9), com tendência de crescimento. Aumento nas regionais de Alfenas e Varginha (mm7d positiva comparada com zero de 14 dias antes) e queda nas de Passos e Pouso Alegre.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da mm7d em 29/08) = Novos casos: estabilidade em Alfenas, Itajubá e Varginha, com queda nos demais. Dados inconclusivos para Pouso Alegre. Novas internações: Passos com crescimento; queda em Poços de Caldas, Varginha e Itajubá; estabilidade em Alfenas e Lavras e diminuição em São Sebastião do Paraíso. Sem registro de ocorrência para Pouso Alegre, Três Corações e Três Pontas. Novos óbitos: aumento em Varginha e Lavras; diminuição em Pouso Alegre; estabilidade em Poços de Caldas e Três Corações e queda em Passos e Itajubá. Sem registro de ocorrência no período para Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última semana epidemiológica, Poços de Caldas teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 5,7 casos por 100.000 (anterior = 11,7), seguido por Varginha com 6,7 (anterior = 9,3) e Alfenas com 7,5 (anterior = 6,3). Alfenas apresentou variação para mais e Poços de Caldas e Varginha para menos no valor do indicador.

Acesse na íntegra