Em entrevista, professor da UNIFAL-MG analisa pensamento de economista sobre a Independência do Brasil

No dia 06/09, o professor de economia Roberto Pereira Silva, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à equipe do Instituto Humanitas Unisinos e recorreu ao pensamento do economista brasileiro Celso Furtado para analisar o bicentenário da Independência. No mesmo dia, a matéria repercutiu na seção “Outras Mídias” do jornal Outras Palavras.

Na oportunidade, o Prof. Roberto Silva explicou como Furtado compreendia a Independência do Brasil. “Para Celso Furtado, a Independência do Brasil é um evento fundamental, mas que deve ser compreendido em um quadro mais amplo de modificações políticas que marcaram o final do século XVIII e o início do século XIX”, destacou.

O economista destacou que Furtado compreendia que “a Independência foi feira com uma sociedade polarizada entre grandes proprietários de terras e escravos”. O docente observou, ainda, que Celso Furtado via a independência do Brasil como um projeto inacabado, pois faltava autonomia. “Talvez a maior lição da obra de Furtado seja essa de colocar a explicação do Brasil e do subdesenvolvimento como o principal critério de verificação de qualquer teoria. Se ela não explica a realidade, é a teoria que deve ser alterada, modificada, repensada”, refletiu.

Confira a entrevista completa pelo link: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/621915-200-anos-de-independencia-e-a-provocacao-de-celso-furtado-por-um-brasil-autonomo-entrevista-especial-com-roberto-pereira-silva

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG