Em reportagem da BBC News Brasil sobre uso de psicodélicos no tratamento de doenças graves, docente da UNIFAL-MG esclarece definição de “cuidados paliativos”

A BBC News, no dia 22/09, publicou uma reportagem sobre o uso de psicodélicos no Brasil para aliviar o medo da morte em casos de doenças graves. Conforme reportado, os psicodélicos interessam a diferentes campos da Medicina, sendo um deles o dos cuidados paliativos. Para esclarecer informações sobre o tema, Ana Cláudia Mesquita Garcia, enfermeira paliativista e professora na Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, participou da reportagem. No mesmo dia, a reportagem repercutiu no site da Folha de São Paulo.

Em reportagem, a docente explicou que a ideia de que os cuidados paliativos são voltados apenas para pacientes em fim de vida já foi modificada. “A última definição da International Association for Hospice and Palliative Care [entidade mundial da área] cita sofrimentos relacionados à saúde, em especial aqueles no fim da vida. Mas, de forma geral, foca no bem-estar de pacientes de doenças graves e também de seus familiares e cuidadores”, salientou.

Confira as reportagens completas pelos links disponíveis abaixo.

BBC News (22/09): https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62385578

Folha de São Paulo (22/09): https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/09/como-psicodelicos-estao-sendo-usados-no-brasil-para-aliviar-o-medo-da-morte-em-doencas-graves.shtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG