Nota à Comunidade: vandalismo em materiais do Programa de Extensão “Dandara”

A UNIFAL-MG, por meio da Reitoria, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Campus Varginha, manifesta seu total repúdio ao ato de vandalismo ocorrido na semana dos calouros, entre os dias 22 e 23 de setembro, com o material de apresentação de um dos projetos do Programa de Extensão DANDARA, no Campus de Varginha.

O material vandalizado faz referência a nomes e à história de vida de cinco personalidades negras que concorrerão à eleição de um nome para a Biblioteca Preta, um projeto do Programa DANDARA, em parceria com a Biblioteca do Campus Varginha e a Biblioteca Municipal de Varginha, de forma a angariar livros de autores negros para seus acervos e valorizar a sua produção.

Os cartazes relativos ao Núcleo da Diversidade (Diverges) e ao Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas (GENI), assim como o painel que apresenta a Vereadora Carioca Marielle Franco como uma das candidatas ao nome da coleção da Biblioteca Preta, amanheceram destruídos.

Tal ato, aparenta intolerância à pluralidade de ideias e pensamentos, o que é tão caro na Universidade. A discordância de ideias, pensamentos e opiniões é salutar, compreensível e faz parte da vida humana e da Universidade, mas nunca promover de atos de vandalismo, truculência, intolerância e violência, seja ela simbólica ou física.

Manifestamos nossa solidariedade às professoras, aos professores, às alunas e aos alunos envolvidas na organização do evento e aos grupos desrespeitados por essas ações que em nada contribuem para a construção de uma sociedade mais diversa e humanizada.

Informamos que já foram iniciadas as ações institucionais para que os responsáveis pelo ato de vandalismo sejam identificados e responsabilizados na forma da lei e dos regimentos da instituição.

A UNIFAL-MG, através de suas unidades acadêmicas e administrativas bem como de coletivos e movimentos organizados, desenvolve políticas e ações continuadas junto à comunidade, reafirmando o nosso compromisso com a comunidade interna da Universidade e com a sociedade em geral.

Assinam o documento:

Letícia Lima Milani Rodrigues
Diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Paulo Roberto Rodrigues de Souza
Diretor do Campus Varginha

Sandro Amadeu Cerveira

Confira a Nota à Comunidade assinada eletronicamente em: NOTA.