A UNIFAL-MG foi contemplada na chamada do edital do Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O resultado foi divulgado na terça-feira (20/9), no Diário Oficial de Minas Gerais e no portal da Secretaria. Com o incentivo financeiro previsto será possível criar um Laboratório de Gestão para gerenciar o Ambulatório de Saúde da Mulher, da Clínica de Fisioterapia da Universidade.

“O projeto propõe a criação de um Laboratório de Gestão considerando as lacunas deixadas durante a formação profissional do fisioterapeuta, que por vezes não se sente apto a gerenciar seu próprio negócio ou até mesmo precificar adequadamente os seus serviços”, explica a coordenadora da proposta, Profa. Simone Botelho. (Foto: Arquivo/Dicom)

Idealizada pela professora do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM), Simone Botelho, também pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), a proposta de criação do Laboratório de Gestão é viabilizar um simulador organizacional do ponto de vista gerencial, que contribuirá para a formação dos estudantes.

“O projeto propõe a criação de um Laboratório de Gestão considerando as lacunas deixadas durante a formação profissional do fisioterapeuta, que por vezes não se sente apto a gerenciar seu próprio negócio ou até mesmo precificar adequadamente os seus serviços, devido à restrita formação específica na área de gestão e empreendedorismo durante sua formação acadêmica”, explica.

Segundo a coordenadora da proposta, a partir do funcionamento do Laboratório de Gestão, os estudantes poderão compreender os desafios profissionais por meio da aprendizagem vivencial, o que permitirá ir muito além das demandas inerentes à carreira. “O Laboratório de Gestão irá elaborar o plano de negócio para o Ambulatório de Saúde da Mulher, vinculado à Clínica de Fisioterapia da UNIFAL-MG, com o intuito de realizar uma análise da viabilidade econômico-financeira do empreendimento”, complementa.

​Conforme o edital, a operacionalização do projeto acontecerá em quatro fases: preparação, embarque, aceleração e voo. A fase da “preparação” já aconteceu, com a seleção dos projetos de instituições públicas e privadas de ensino superior, sediadas em Minas Gerais. Na fase de “embarque” ocorre a recepção e integração dos times, bem como a apresentação do cronograma e da metodologia do projeto. Essa é a atual fase do edital.

Em seguida, virá a fase de “aceleração”, caracterizada pela etapa em que os times executam as atividades que foram traçadas nos planos de ação, sendo acompanhados por facilitações para desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades. A fase de “voo” apresenta balanço dos resultados em relação à evolução dos projetos que se destacaram na edição.

De acordo com a coordenadora do projeto selecionado no edital, com a liberação do recurso, será feita a seleção de bolsistas para atuarem na criação e operacionalização do Laboratório de Gestão do Ambulatório de Saúde da Mulher. “O projeto integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e as ações do Laboratório de UroFisioterapia, por meio do projeto de extensão Atenção à Saúde da Mulher, articulando ensino, pesquisa, extensão e inovação”, conta. Duas discentes — uma do mestrado e outra da graduação, já se encontram vinculadas às atividades.

O edital prevê a disponibilização de R$ 44.280,00 para cada projeto aprovado, sendo destinados até R$ 43.200,00 ao pagamento de bolsas aos acadêmicos do projeto selecionado; e até R$ 1.080,00 ao pagamento de despesas administrativas (DOA) de Fundação de Apoio.

Sobre o VUEI

O Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação objetiva estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das instituições de ensino superior de Minas Gerais, despertando o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação, contribuindo também para a exteriorização das produções acadêmicas. A proposta é estabelecer conexões entre mercado e academia promovendo a aproximação e a realização de ações conjuntas, oportunizando experiências aos estudantes de forma a torná-los melhor preparados para o futuro do trabalho e desafios do mercado.