:: Boletim Epidemiológico N° 96 – 24/10/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A pandemia continua sob controle. O principal fenômeno que alimenta uma epidemia, que é o surgimento de novos casos (incidência), continua sob controle e refluindo. Em todo a história da pandemia, vivemos o menor número de casos notificados e também de internações. Minas Gerais encerrou a 42ª Semana Epidemiológica (SE), de 16/10/2022 a 22/10/2022, com oscilação para mais na taxa de incidência diária semanal, mas a partir do menor nível já registrado. O indicador para o estado aumentou de 0,4 para 0,5 na última semana epidemiológica. Dentro desse nível mais baixo, nesta última SE, oito das 14 regiões mineiras oscilaram para mais no valor desse indicador: Centro (0,8), Centro Sul (0,6), Jequitinhonha (0,2), Nordeste (0,6), Noroeste (0,3), Norte (0,2), Sul (0,9) e Triângulo Sul (1,4). A menor taxa de incidência foi a da região Leste Sul (0,0) e a maior a da região Triângulo Sul (1,4).

Novos casos em Minas Gerais (situação em 24/10/2022) = tendência de crescimento no estado, a mm7d ficou em 112,9. No período considerado, houve tendência de queda nas regiões Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Triângulo Norte. Estabilidade nas regiões Noroeste e Vale do Aço. Crescimento nas regiões Centro, Centro Sul, Nordeste e Triângulo Sul.

Novas internações em Minas Gerais (situação em 24/10/2022) = tendência de estabilidade no estado, a mm7d ficou em 5,9. No período considerado, houve tendência de queda nas regiões Centro Sul, Leste, Leste Sul, Norte, Sudeste e Sul. Estabilidade na região Triângulo Sul. Crescimento nas regiões Centro e Triângulo Norte. Aumento nas regiões Jequitinhonha e Noroeste (média móvel do dia positiva e de 14 dias igual a zero) e sem ocorrência no período nas regiões Nordeste, Oeste e Vale do Aço.

Novos casos no Sul de Minas (situação em 24/10/2022) = tendência de queda, a mm7d ficou em 25,9. Resultado da tendência de queda nas regionais de Alfenas e Pouso Alegre, estabilidade na de Varginha e crescimento na de Passos.

Novas internações no Sul de Minas (situação em 24/10/2022) = tendência de queda na região sul-mineira, com média móvel em 0,9. Queda nas regionais de Passos e Varginha, estabilidade na de Pouso Alegre e sem ocorrência no período na regional de Alfenas.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (situação em 24/10/2022) = os dados sobre incidência desagregados pelos 10 municípios mais populosos, a seguir, devem ser vistos com cautela devido a possíveis efeitos de represamento na notificação. Em tendência de novos casos: estabilidade em Poços de Caldas e Passos. Sem registro de ocorrência no período em Pouso Alegre e Três Pontas e queda nos demais. Em tendência de novas internações: crescimento em Poços de Caldas; queda em Varginha e São Sebastião do Paraíso. Aumento em Passos (média móvel do dia positiva e de 14 dias antes igual a zero). Sem registro de ocorrência no período em Pouso Alegre, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações e Três Pontas.

Acesse na íntegra