Em reportagem da EPTV Sul de Minas, professor de Economia da UNIFAL-MG explica alta no preço da cebola

Conforme noticiado pelo EPTV Sul de Minas – 2ª edição, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o preço da cebola sobe e alta chega a 135% nos últimos 12 meses. Na reportagem, o professor de Economia João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explica elevação no preço do produto.

Segundo o docente, essa alta é decorrente de uma queda nos preços da cebola, ocorrida no período passado do ciclo produtivo, levando os produtores a plantarem uma área menor. “Os preços estavam baixos e os preços sinalizam a decisão de plantio dos agricultores. Portanto, com uma área plantada menor e colheitas menores, os preços reagem. Então, a produção que estará sendo colhida neste ano é menor e os preços se elevam”, explicou o Prof. João Marcos Franco.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11071313/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG