Reitoras e reitores das Universidades Federais reforçam a confiança no sistema eleitoral e parabenizam eleitores brasileiros

A Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em nota oficial publicada no dia 31/10, parabenizou os mais de 120 milhões de brasileiros que votaram no segundo turno.  A associação, com 72 representantes de instituições federais de ensino, reforçou a confiança no sistema eleitoral brasileiro e na democracia.

“Os mais de 124 milhões de eleitores e eleitoras que compareceram às urnas para manifestarem suas livres escolhas para presidente e, nos estados em que houve segundo turno, para governadores, reiteraram seu dever cívico e evidenciaram que o processo eleitoral no Brasil mantém seu vigor e valor, sendo o alicerce da conduta cidadã em um regime verdadeiramente democrático de condução da nação”, destaca a nota.

O reitor Sandro Cerveira reforça a importância de eleições livres e democráticas. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, aplaudiu o posicionamento da Andifes e enfatizou a importância de eleições livres e democráticas.  “As eleições periódicas, regulares e pacíficas são essenciais para a existência da democracia, pois através dela os eleitores fazem uma “checagem” regular daqueles que exercem o poder do Estado”, relatou.

De acordo com o professor Sandro Cerveira, que é cientista político, a eleição também é um mecanismo de avaliação retrospectiva e prospectiva dos políticos.  “O respeito à vontade manifesta nas urnas é portanto essencial para que a população possa ter controle sobre os governantes dado que sem respeito às eleições restam apenas mecanismos autoritários e violentos para que os políticos obtenham acesso ao poder”, avaliou.

A Andifes também manifestou apreço a todos os candidatos e candidatas aos cargos políticos disputados em 2022 e desejou aos governadores eleitos e ao presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, um efetivo exercício dos mandatos “[…] mantendo o respeito, a transparência e tendo sempre os interesses do povo brasileiro como norte de suas atuações e condutas, reiterando seu compromisso com a educação, a ciência e tecnologia e a cultura como esteios para a construção de um país desenvolvido e soberano”, conclui a Nota.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com 60.345.999 votos, correspondendo a 50,90% da preferência do eleitorado, contra 58.206.354 votos do candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro.

A Nota completa da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está disponível em: Eleições 2022.