:: Boletim Epidemiológico N° 97 – 07/11/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Nova subvariante do vírus da covid-19 pode provocar aumento de casos. Devido ainda ao nível epidêmico de covid-19 no mundo, mais uma subvariante de preocupação do SARS-CoV-2 surgiu: a BQ.1. Embora com maior capacidade de contágio, o aumento de casos, ao menos no curto prazo, não deve sofrer nova escalada. A nova subvariante não tem apresentado maior risco de casos graves, a não ser para os não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Assim, como talvez venha a ser periodicamente uma nova rotina, é importante que pessoas com sintomas gripais e pessoas mais vulneráveis ou que convivam com pessoas mais vulneráveis, voltem a usar máscaras em aglomerações, principalmente no transporte coletivo. Além disso, é importante completar a vacinação com as quatro doses e introduzir no esquema vacinal a nova vacina bivalente contra a doença.

Panorama em Minas Gerais = Até 07/11, Minas Gerais apresentava estabilidade na média móvel de novos casos e internações e queda na de novos óbitos. Na última semana epidemiológica (30/10 a 05/11/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) oscilou para mais no estado: de 0,5 para 0,6. Houve variação para mais em 5 das 14 regiões (Centro, Jequitinhonha, Leste Sul, Norte e Triângulo Sul). A região Nordeste apresentou o menor valor do indicado (0,00) e o maior foi o da Triângulo Norte (1,4).

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 07/11/2022) = Em novos casos: mm7d ficou em 120,4, com estabilidade. Crescimento nas regiões Leste Sul, Norte, Oeste e Sudeste; estabilidade na Sul e Triângulo Sul; sem registro de novos casos no período na região Nordeste e queda nas demais. Em novas internações: a mm7d foi de 8,0, com estabilidade. Crescimento em duas regiões (Centro e Triângulo Sul); aumento no Leste e Norte; estabilidade em duas (Noroeste e Sul) e queda em quatro (Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul e Triângulo Norte). Sem ocorrência no período nas demais regiões. Em novos óbitos: a mm7d ficou em 0,6, com tendência de queda; crescimento na região Triângulo Sul; estabilidade na Triângulo Norte; queda na Centro Sul, Sudeste e Sul. Sem ocorrência no período nas demais regiões.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da mm7d em 07/11/2022) = Em novos casos, a mm7d foi de 27,4 (anterior = 32,9). A regional de Pouso Alegre iniciou a semana com crescimento e as demais com queda. Em novas internações, a mm7d foi de 1,1 (anterior = 1,4), crescimento na regional de Varginha, estabilidade na de Pouso Alegre, queda na de Passos e diminuição na de Alfenas. Em novos óbitos, a mm7d foi de 0,0 (anterior = 0,0). Queda na regional de Passos e Pouso Alegre, as demais regionais sem ocorrência no período.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da mm7d em 07/11/2022) = Em novos casos, crescimento em Poços de Caldas, Varginha, Lavras, Itajubá e São Sebastião do Paraíso; aumento em Pouso Alegre; estabilidade em Passos; queda em Alfenas; sem registros de ocorrência no período nos demais municípios. Em novas internações, Varginha com aumento; Poços de Caldas com estabilidade. Sem registro de ocorrência no período para os demais municípios. Em novos óbitos, Poços de Caldas com queda; sem registros de ocorrência no período para os demais municípios.

Acesse na íntegra