Em programação ao vivo, docente da UNIFAL-MG comenta tendência de aumento de casos de covid-19 em Minas Gerais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, a média diária de casos da covid-19 aumentou em 40% em relação ao mês passado. Para explicar esse aumento, o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do programa Mandu News, do jornal Terra do Mandu, no dia 18/11.

Na oportunidade, o epidemiologista confirmou a tendência de aumento da média móvel. “Nós voltamos ao patamar que era dezembro de 2021, que foi o melhor mês da pandemia […], mas nós estávamos melhorando ainda mais em relação a [isso]. Houve o surgimento de uma subvariante, a BQ.1, especialmente, que estaria provocando esse aumento de casos […]”, esclareceu o especialista.

Além disso, Sinézio Júnior esclareceu que a subvariante não demonstrou tanto impacto na mortalidade como houve anteriormente. Para ele, as medidas não farmacológicas são prudentes e justificáveis porque houve o relaxamento da população em relação à vacinação. “Três doses é o mínimo para a ômicron, quatro doses é fundamental”, afirmou.

Confira a programação completa pelo link a seguir, a partir de 9min.46seg.: https://www.youtube.com/watch?v=58yE0bjSGzU

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG