UNIFAL-MG realiza terceira edição do curso de Filosofia Política no campus Varginha; ação faz parte do projeto de extensão “Um Livro, Várias Lições”

A UNIFAL-MG realizou a terceira edição do curso “Filosofia Política”, no campus Varginha, entre os dias 24/09 a 29/10. O curso, gratuito e aberto a toda comunidade, integra o projeto de extensão “Um Livro, Várias Lições”. A ação contou a inscrição de pessoas de cidades do sul de Minas e do estado de São Paulo, totalizando em 148 inscritos. A edição deste ano refletiu sobre o tema “Democracia: desafios e possibilidades”.

Lucas Magalhães Costa, professor e jornalista. (Foto: Arquivo Pessoal)

Iniciado em 2019, o curso é uma realização da Pró-reitoria de Extensão da Universidade. Desde o ano passado, está sob a coordenação dos professores Fernando Pereira Batista e José Roberto Porto de Andrade Júnior, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Este ano, a abertura do curso ocorreu no dia 24/09, cujo tema da aula foi “Democracia e pluralidade religiosa: um desafio antigo e atual”. A aula foi ministrada pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e pela pesquisadora Zara Rego Souza, graduada em Ciências Sociais pela Instituição.

Além do reitor da Universidade, estiveram presentes na mesa de abertura o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o pró-reitor de extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão; o diretor adjunto do ICSA, Prof. Manoel Vítor de Souza Veloso; e o coordenador do projeto, Prof. Fernando Batista Pereira.

A segunda aula, ocorrida no dia 8/10, foi ministrada pelo professor e jornalista Lucas Magalhães Costa, que tratou das reflexões de Norberto Bobbio sobre democracia. Em 15/10, a terceira aula contou com a presença da Profa. Geovânia Lúcia dos Santos, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que teceu reflexões baseadas na obra “Cidadania no Brasil: um longo caminho”, do cientista político e historiador José Murilo de Carvalho.

Profa. Vanessa Tavares de Jesus Dias, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Ministrada pela Profa. Vanessa Tavares de Jesus Dias, no dia 22/10, a quarta aula tratou do tema “Democracia e Emancipação”. Para o encerramento da terceira edição do curso, o prof. Paulo César de Oliveira, do ICHL, abordou o tema “Educação para a Liberdade”.

Na oportunidade, o professor e coordenador do projeto, Prof. Fernando Pereira, enfatizou a importância do debate relacionado à filosofia política não somente dentro do campus, como também fora do espaço universitário. “Importante destacar que o projeto ‘Um livro, várias lições’ conseguiu mais uma vez cumprir seu objetivo de discutir filosofia política, em suas mais diversas dimensões, com toda a sociedade – não apenas para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade, rompendo barreiras dos ‘muros’ universitários”, salientou.

“Nesta edição, retornamos ao modelo de curso presencial, o que – se por um lado – implicou uma maior dificuldade de presença de público não residente em Varginha, por outro lado, proporcionou debates e imersões teóricas bem mais profundas, com grande participação do público. Por fim, [faz-se importante] contar que, embora o número de inscritos esse ano (150) foi bem inferior ao da edição remota de 2021 (400), tivemos participantes de diversos municípios do Sul de Minas e também de residentes do Estado de São Paulo, o que demonstra a relevância desse tipo de iniciativa da UNIFAL-MG para a sociedade de maneira geral.”, destacou o coordenador.

Para finalizar, o Prof. José Roberto Júnior ressaltou importância da discussão sobre a democracia e os vários temas que foram abordados no curso:A discussão sobre ‘democracia’ é essencial no momento em que nos encontramos, no Brasil e no mundo. As ameaças à democracia são evidentes, tal qual é evidente o processo de fragilização dos regimes democráticos. Ao mesmo tempo, pesquisas de opinião reafirmam o sólido compromisso da sociedade brasileira com os preceitos democráticos. Esse é o contexto em que o curso se inseriu, tratando de autores e autoras essenciais para uma reflexão contemporânea sobre filosofia política. Religião, transparência, interseccionalidade, emancipação e liberdade foram alguns dos temas trabalhados, por docentes do ICSA e do ICHL, e por um docente convidado externo à UNIFAL-MG.”, finalizou o docente.